Flacidez


A flacidez é um processo lento e progressivo que faz com que as fibras de sustentação da pele, o colágeno e a elastina, enfraqueçam com o passar do tempo, principalmente por causa do envelhecimento natural do organismo. Além deste fator, a genética influencia consideravelmente no aparecimento da flacidez.

Outros fatores contribuem para acelerar este processo como o fumo, sedentarismo, gravidez, distúrbios hormonais, obesidade, emagrecimento importante em curto espaço de tempo, a falta de ginástica (favorece a flacidez dos músculos), a exposição em excesso ao sol (destrói as fibras elásticas) e a alimentação inadequada (pobre em proteínas e rica em gorduras).

A flacidez corporal pode ser dividida em 2 tipos: a muscular, que é profunda, e a dérmica que é superficial. Podem ocorrer isoladamente ou associadas.

Flacidez Muscular

A flacidez muscular tem como principal causa o sedentarismo, falta de exercício físico e alimentação inadequada. A redução da massa muscular é provocada por dietas desequilibradas, levando à flacidez. Quando a pessoa volta a ganhar peso, é o tecido gorduroso que aumenta de volume. Então não há como negar, músculos sutilmente volumosos e bem torneados deixam à mulher mais bonita e sensual. Para isso, é essencial fazer atividades físicas regularmente, evitando problemas desagradáveis como a flacidez e a celulite, mesmo que a pessoa tenha propensão em adquiri-las. Agora, quando estes inconvenientes companheiros já se instalaram, ainda assim, a ginástica (principalmente a musculação) se torna um poderoso aliado.

Não há dúvidas, fazer exercícios com peso, enrijece os músculos e tonifica a pele, melhorando muito os casos de flacidez. Com exceção de alguns casos onde a flacidez é muito acentuada (como na pessoa que emagrece muito e rápido, sem fazer exercícios, ou após uma gravidez em que a mulher engordou demais) se torna necessário recorrer à cirurgia plástica.


Flacidez Dérmica

Tratar da pele na atualidade é lutar contra todos os fatores que causam o envelhecimento, tais como a perda da elasticidade do tônus, da hidratação e das propriedades biológicas da pele. A cosmetologia médica moderna utiliza medicamentos e procedimentos que aumentam a imunidade cutânea, neutralizam os radicais livres ou atuam como precursores de neurotransmissores. Vejamos então alguns tratamentos especiais:

Accent - Trata-se de um aparelho de radiofreqüência (similar ao Thermacool), que emite radiação eletromagnética de alta freqüência (40,68 MHz), promovendo a melhora da celulite, gorduras localizadas e da flacidez. Também é recomendado para o rejuvenescimento da face (flacidez e elasticidade da pele).

Peeling de Diamante
- O tratamento promove renovação celular, devolve a elasticidade, clareia as manchas, diminui a oleosidade e a acne e ainda menos agressivo que o peeling químico.

Peeling de Cristal - Tratamento moderno que promove uma renovação celular progressiva, através de um jato de cristais na pele. A associação ao ácido retinóico promove um excelente peeling químico conjunto, resultando num rejuvenescimento profundo da pele.

Faça-nos uma consulta!



Todos os direitos reservados à Clìnica de Dermatologia e Cosmiatria Denise Chambarelli - 2007